Oradores, palestrantes e dinamizadores

João Costa

Secretário de Estado da Educação

Doutor em Linguística, pela Universidade de Leiden Holanda, é Professor Catedrático de Linguística na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Licenciou-se em Linguística, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Foi até novembro de 2015 Diretor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e presidente do Conselho Científico das Ciências Sociais e Humanidades da Fundação para a Ciência e Tecnologia. 
É membro do Conselho Científico do Plano Nacional de Leitura, da Comissão Nacional do Instituto Internacional da Língua Portuguesa e do Conselho Consultivo do Instituto Camões.
Foi presidente da Associação Europeia de Estudantes de Linguística (SOLE) e da Associação Portuguesa de Linguística, e lecionou em várias universidades no Brasil, Macau, Espanha e Holanda.

Ana Sofia Antunes

Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência

É licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Provedora do Cliente na Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento (EMEL) de Lisboa desde 2013. 
Coordenou a Comissão de Acompanhamento e o Comité Consultivo do Plano de Acessibilidade Pedonal de Lisboa.
Entre 2007 e 2013 foi assessora jurídica da Vereação da Câmara Municipal de Lisboa, exercendo funções nas áreas jurídica e da mobilidade, nos gabinetes de apoio pessoal aos vereadores do Pelouro da Habitação e da Mobilidade.
Trabalhou ainda como consultora informática na Faculdade de Química da Universidade Nova de Lisboa e como advogada, nas áreas do Direito administrativo, urbanístico e imobiliário.
Foi Presidente da Direção Nacional da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), entre 2013 e 2015.

Adalgisa Coelho

Professora bibliotecária do Agrupamento de Escolas D. Maria II

Licenciada em Ensino Português/ Francês, pela Universidade do Minho.
É professora bibliotecária e leciona a disciplina de Português, na Escola Básica de Lamaçães, em Braga. 

Alexandre Honrado

Jornalista/ Escritor/ Professor

Nascido em Lisboa, em 1960, Alexandre Honrado é jornalista, escritor, professor, coordenador do Centro de Estudos Nelson Mandela, é também 'Investigador Principal' do Centro de Pesquisa e Estudos Sociais. Alexandre Honrado tem quase uma centena de livros publicados, alguns premiados e traduzidos em Espanha, na Colômbia e na Coreia do Sul, entre outros países. O vencedor do prémio literário atribuído pela Câmara de Almada é também o autor do livro "Palhincócegas", que foi considerado um dos melhores livros do mundo para crianças, por um conjunto de críticos reunido na Biblioteca Nacional de Paris. O seu livro "Mistério, Mistério, Mistério tão sério", foi o vencedor do Prémio Literário Maria Rosa Colaço 2013, na modalidade de literatura infantil.

Carlos Ferreira

Responsável da Área de Leitura para Deficientes Visuais da Biblioteca Nacional de Portugal

Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE.
Trabalhou na Secretaria-Geral do Ministério da Educação, Direção de Serviços de Informação e Documentação e Divisão de Documentação e Património Cultural.
Desempenhou variadas funções na ACAPO, na área das tecnologias aplicadas à deficiência visual.
É atualmente membro do Núcleo Braille e Meios Complementares de Leitura, tendo anteriormente integrado a Comissão de Braille e sido consultor técnico para a revisão braille de manuais escolares das disciplinas de matemática, físico-química e tecnologias da informação e comunicação junto da Direcção-
-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular. Participou também na equipa de revisão braille das provas de exame do ensino secundário no período 1995-2011.

Carlos Pinheiro

Professor bibliotecário do Agrupamento de Escolas Leal da Câmara/ Coordenador interconcelhio

É formador de professores nas áreas das Tecnologias Educativas e das Bibliotecas Escolares. Participa com regularidade em conferências nacionais e internacionais, com comunicações no âmbito das novas tecnologias e do seu impacto no ensino e na leitura.
Coordenador dos projetos «Sintra e-Conteúdos», «Leitores Digitais Leem+» e «Ás do PorMat».
Editor do blogue «Ler Ebooks» (https://lerebooks.wordpress.com) e do repositório «Apps para Educação» (https://appseducacao.rbe.mec.pt).
Tem vários artigos publicados em jornais e revistas sobre tecnologias educativas, leitura e bibliotecas escolares.

Clarisse Nunes

Professora Adjunta da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa

Doutorada em Educação, na Área de especialização - Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação.
É especializada e mestre em Educação Especial - domínio da multideficiência e dos problemas de comunicação.
É autora de alguns livros, capítulos de livros e artigos de investigação relacionadas com a educação de crianças com multideficiência e surdocegueira, tecnologias educativas e comunicação.

David Rodrigues

Pró-Inclusão/ Associação Nacional de Docentes de Educação Especial

Presidente da Pró-Inclusão, diretor da Revista "Educação Inclusiva" e membro do Centro de Investigação do IE/ UL. Professor de Educação Especial doutorou-se em 1987 e obteve o título de agregado em 1999. Lecionou na Universidade Técnica de Lisboa e noutras universidades portuguesas (Porto, Lisboa, Açores e Coimbra) e estrangeiras (KU Leuven - Bélgica, VSU - EUA e UNICAMP - Brasil). Foi Professor Coordenador da ESE Jean Piaget (Almada) e Professor Catedrático na Universidade Portucalense. Trabalhou em projetos internacionais para a UNESCO, UNICEF e Handicap Internacional. É conferencista convidado em Espanha, Reino Unido, França, Brasil, Estados Unidos, Colômbia, Cabo Verde e México. Publicou 30 livros e dezenas de artigos em revistas da especialidade. É colunista do jornal "O Público" e na "Página da Educação". Recebeu em 2007 o Prémio de Investigação "União Latina". É desde Junho de 2015 Conselheiro Nacional de Educação.

Eudora Pereira

Coordenadora das bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, Caldas da Rainha

Licenciada em História e pós graduada em Ciências da Educação - Especialização em Bibliotecas Escolares e Literacias do Século XXI. Começou a lecionar em 1988 e exerce funções de coordenadora em bibliotecas escolares há 19 anos. Atualmente leciona a disciplina de História e Geografia de Portugal e é professora bibliotecária na Escola Básica de Santas Catarina. É também responsável pelo Projeto Todos Juntos Podemos Ler desde 2013.

Filomena Pereira

Diretora da Direção de Serviços de Educação Especial e de Apoio Sócio-Educativo da Direção-Geral da Educação

Mestre em Educação Especial pela Universidade Técnica de Lisboa e com experiência docente nos ensinos básico e superior e de coordenação de cursos de formação contínua tem participado em projetos de âmbito nacional e internacional no domínio das necessidades educativas especiais, área onde se inserem a maior parte das publicações por si produzidas ou em co-autoria.
Tem desenvolvido actividades de colaboração com instituições de ensino superior na organização de cursos de formação especializada de professores.
Colabora como consultora com o World Bank e a UNESCO para a área da Educação Inclusiva.
É representante do Ministério da Educação em diversos Grupos de Trabalho da União Europeia que estudam a problemática das Necessidades Educativas Especiais e é membro do Conselho de Representantes da European Agency for Special Needs and Inclusive Education. 

Graça Rebôcho

Diretora da Fundação PT

Licenciada em Economia pelo ISEG e Mestre em Políticas de Desenvolvimento de Recursos Humanos pelo ISCTE. Exerceu funções de docente na Universidade Lusíada e no ISPA. Desde setembro 2015, docente na Universidade Europeia, na cadeira de Gestão de Recursos Humanos.A sua experiência profissional, para além do ensino, passa pelas áreas de Planeamento e Controlo, Gestão de Recursos Humanos por um período de 19 anos, onde assumiu funções de Direção em diversas empresas do Grupo PT. Atualmente na Fundação Portugal Telecom, entidade responsável por programas e projetos de responsabilidade social corporativa, exerce funções de Direção nas áreas de Cidadania Empresarial e Desenvolvimento de Soluções.

Luísa Campos

Coordenadora do Departamento de Educação Especial no Agrupamento de Escolas D. Maria II - Braga

Mestre em Educação Especial.

Docente de Educação Especial (Área da Surdez).

Manuel Carmelo Rosa

Diretor do Serviço de Educação e Bolsas da Fundação Calouste Gulbenkian

Foi anteriormente Diretor do Serviço de Cooperação para o Desenvolvimento.
É Licenciado em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Assegurou a docência de sessões de seminário do curso de mestrado em Relações Interculturais da Universidade Aberta, sob o tema "Educação e Desenvolvimento", até 2004.
Tem ainda participado na preparação e execução de diversos Programas e Projetos no domínio educativo e de formação e publicou, em coautoria, dois livros sobre ensino superior. Tem realizado conferências sobre educação e formação em reuniões e seminários nacionais e internacionais e sido docente de ações de formação no país e no estrangeiro.

Margarida Morgado

Professora Coordenadora do Departamento de Ciências Sociais e Humanas do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Diretora do CILCE (Centro Interdisciplinar de Línguas, Culturas e Educação)

Mestre e Doutora pela Universidade de Lisboa, tem trabalhado na área de formação de professores, de estudos culturais, de literatura infantojuvenil e de estudos de tradução.
A sua investigação incide sobre representações da criança na cultura inglesa (séculos XIX e XX); literatura infantil e juvenil (inglesa e portuguesa; abordagens culturais e pedagógicas à literatura infantil e juvenil) e educação (comunicação e mediação) intercultural por intermédio da ficção infantil e juvenil. Tem participado em diversos projetos europeus - Socrates e Erasmus+ - de investigação aplicada, na área da educação intercultural e literatura infantil, promoção da leitura, prevenção do abandono escolar precoce, promoção da educação para a cidadania e ensino de inglês, tais como BARFIE - Books and Reading for Intercultural Education; EUMOF - European Mobility Folktales; BOYS READING, IDPBC - Identity and Diversity in Picture Book Collections e LIRE2.0 -Lifelong Readers Web 2.0. Dinamiza com frequência seminários, cursos de formação presencial e cursos de formação online para professores.
É membro do Centro de Investigação CETAPS: TEALS Teacher Education and Applied Language Studies http://www.cetaps.com/teals-teacher-education-and-applied-language-studies/; Revisora da revista internacional CLELE Journal - Children's Literature in English Language Education; E avaliadora externa do European Science Foundation (ESF) College of Expert Reviewers (2016-2019).
De entre as suas publicações em livro na área da literatura infantojuvenil e educação destacam-se:
. Morgado, M. e Pires, N. (2010). Educação Intercultural e Literatura Infantill. Vivemos num Mundo sem Esconderijos. Lisboa: Ed. Colibri.
. Morgado, M. (2010). Literatura Infantil e Interculturalidade: "Preparar os Leitores para a Vida". Transformações do Olhar. Perspectivas Ibéricas sobre Literatura Infantil e Educação Intercultural. Revista Educare/Educere, número especial. Ano xiv. Julho 2010. Castelo Branco. Pp. 17-35.
. Morgado, M. (2010). "Literatura Infantil e Interculturalidade: 'preparar os leitores para a vida'". Literatura Infantil e Interculturalidade. Número especial da revista Educare/Educere. Castelo Branco: Escola Superior de Educação

Maria da Conceição Dinis Tomé  

Professora bibliotecária no Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique, Viseu

Licenciada em Ensino de Português-Francês. Mestre em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares. Doutorada em Estudos Portugueses - Literatura e Cultura Portuguesas.
É investigadora do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (Universidade Aberta). A sua atividade de investigação tem privilegiado questões ligadas à literatura infantojuvenil, às bibliotecas escolares e à comunicação intercultural. 
É autora dos contos infantis A Lua e o Pirilampo (2003) e História do rapaz que se tornou fazedor de estrelas (original vencedor do Concurso de Literatura Infantojuvenil - Prémio Centro Cultural do Alto Minho, em 2009). Em 2004, colaborou na antologia Histórias para um Natal, com o conto Manhã de Natal. É ainda autora de O Caderno do avô Heinrich, obra vencedora do Prémio Literário Maria Rosa Colaço - Literatura Juvenil 2012, publicada pela Editorial Presença em 2013.

Maria de Fátima Pinto

Professora bibliotecária do Agrupamento de Escolas D. Maria II

Com mestrado em Educação, exerce funções na Escola Básica n.º 2 de Lamaçães, Braga.

Maria João Filipe

Professora bibliotecária/ Coordenadora interconcelhia

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de estudos Portugueses e Franceses, leciona Português e Francês desde 1989. Encontra-se ligada à biblioteca escolar desde 2003, tendo uma Pós-graduação em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares. Exerceu funções no Gabinete RBE entre 2006 e 2009. É professora bibliotecária desde 2009, na Escola Básica de Mafra, acumulando funções como coordenadora interconcelhia para as bibliotecas escolares desde essa data.

Maria Luísa Malainho

Professora de Educação Especial no Agrupamento de Escolas D. Maria II

Com Licenciatura e Pós Graduação em Educação Especial, pela Universidade do Minho, é professora de Educação Especial, na Escola Básica de Lamaçães, Agrupamento de Escolas D. Maria II, em Braga.  

Miguel Neiva

Designer de Comunicação e empreendedor social - Fellow Ashoka

Criou o ColorADD . Sistema de identificação de cores para daltónicos, um código pioneiro, universal e inclusivo que permite a inclusão de cerca de 350 milhões de pessoas em todo o mundo. Desde 2008, totalmente dedicado à implementação mundial deste sistema de comunicação inclusivo - considerado pela revista GALILEU, da editora Globo, Brasil, como uma dos "40 ideias para melhorar o mundo". O código ColorADD está já a ser implementado em vários países por diversas instituições dos diferentes setores económicos da sociedade.

Paulo Mendes Pinto

Diretor da Licenciatura e do Mestrado em Ciência das Religiões na Universidade Lusófona

Dirige o Instituto Al-Muhaidib de Estudos Islâmicos. Recentemente foi nomeado Embaixador do Parlamento Mundial das Religiões (Oct. 2014). Especializado em Mitologia Antiga, dedica atualmente o sue trabalho à definição do campo disciplinar da Ciência das Religiões, e ao Diálogo entre as Religiões e Cidadania. Foi um dos coordenadores dos volumes Evangelhos - Comentados (2005, 2006 e 2007), que reuniram mais de 150 altas individualidades nacionais e lusófonas em torno de comentários a trechos do Novo Testamento, reunindo colaboradores de quase todos os horizontes religiosos presentes e Portugal. Com Mohamed Abed, foi fundador do Clube de Filosofia Al-Mu'tamid, criado entre a Universidade Lusófona e a Comunidade Islâmica de Lisboa. Dirige as entrevistas «Conversas em Religião» onde regularmente se entrevistam importantes personalidades religiosas.

Rita Nobre

Professora de Educação Especial no Agrupamento de Escolas D. Maria II, Cacém

Exerceu funções na área da Intervenção Precoce em vários agrupamentos de escolas nos concelhos de Sintra e em Mafra.
Trabalhou durante 5 anos em unidades de apoio à multideficiência. 
Desde 2012 que se dedica às histórias multissensoriais (que constrói e conta), baseadas na metodologia usada na Instituição inglesa Bagbooks.
Atualmente integra um projeto denominado "StoryLab" coordenado pela Dra. Clarisse Nunes, na Escola Superior de Educação de Lisboa, que tem como referência a Bagbooks.

Rosário Farmhouse

Alta Comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural (2008 e 2014)

Licenciada em Antropologia (especialização em Antropologia Social), pela Universidade Técnica (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas).
Entre 1996 e 2008 trabalhou no Serviço Jesuíta aos Refugiados de Portugal, tendo assumido as funções de diretora desse serviço entre janeiro de 2003 e fevereiro de 2008.
O seu trabalho tem vindo a ser reconhecido publicamente com vários prémios e/ou condecorações. 

Rui Carvalho

Professor Bibliotecário no Agrupamento de Escolas da Abelheira, Viana do Castelo

É professor de Educação Visual e Tecnológica e exerce, desde 2013/ 2014 a função de professor Bibliotecário no Agrupamento de Escolas da Abelheira - Viana do Castelo.
Tem pós-graduação em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares, pela Universidade Aberta, Lisboa (vai defender a tese de mestrado intitulada - "Biblioteca Escolar Inclusiva e Leitura Para Todos"); especialização pós-Graduada em Gestão de Bibliotecas Escolares, pela Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão, Vila do Conde e Formação Especializada - parte curricular do Mestrado em Ciências da Educação na especialidade de Educação Especial e Domínio Cognitivo e Motor, pela Escola Superior de Educação Almeida Garrett, Lisboa.

Rui Fernandes

Coordenador do CANTIC - CRTIC Amadora

Professor do grupo 320, licenciado em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Lisboa e Mestre em Educação Especial, domínio cognitivo-motor. Desde a génese do CANTIC (www.cantic.org.pt), em 1996, desenvolve a sua atividade neste Centro, sendo atualmente o coordenador. Formador em Tecnologias de Informação e Comunicação e em Tecnologias de apoio desde 1992 e formador de formadores em Tecnologias de apoio. Docente de pós-graduações e mestrados em instituições de Ensino Superior desde 2002 (Tecnologias de apoio). Assessor em projetos de âmbito nacional nas áreas da acessibilidade e tecnologias de apoio. Colabora regularmente na tradução, teste e adaptação de Recursos Educativos Abertos.

Sandy Gajeiro

Jornalista

Iniciou-se com a rádio pirata, depois escolar e universitária. Passou pela Rádio Paris-Lisboa, foi jornalista na Rádio Expo, TSF e TSFOnline. Publicou textos na Ícon, Pública, Combate, Quadrado e Vírus. Foi editora/ redatora da Zundap - Veículo Cultural Ilustrado. Colaborou no programa Câmara Clara da RTP 2. É jornalista na redação da Antena 1 e Antena 3 e responsável pela rubrica Lilliput (sobre livros infantis) na Antena 2 e pelo espaço Bom Dia e Boa Sorte na Antena 3. Realiza - quando pode - oficinas de rádio para crianças e jovens. Colaborou com a APF - Associação de Planeamento da Família. Coordenou o livro «5 anos da Sardinha em Lata», edição comemorativa da produtora de cinema de animação.

Sílvio Maltez

Professor bibliotecário no Agrupamento de Escolas de Mem Martins

É professor do 1.º Ciclo e ocupa o cargo de professor bibliotecário desde o ano letivo 2006/ 2007, tendo desenvolvido um trabalho original e criativo.
É o responsável pela adoção pioneira do Código de Identificação de Cores Para Daltónicos "ColorADD" nos serviços das bibliotecas escolares (Terra do Faz-de-Conta - EB1 Mem Martins n.º 2 - Escola Piloto). A ONG ColorADD elegeu-o embaixador na educação pela gratificante epopeia que nesta área tem desenvolvido.
O contacto contínuo com crianças e livros levou-o a aprofundar a formação profissional na área da literatura que mais aprecia. É pós-graduado pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (FCH-UCP, no Curso de Livro Infantil).


Teresa Miguel

Professora de Educação Especial Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, Caldas da Rainha

Licenciada em História, pela Universidade Lusíada de Lisboa e Mestre em Educação Especial - Problemas Cognitivo-motores e Multideficiência.
Foi professora de História até 2008 e desde esse ano exerceu várias funções na área da Educação Especial. 
Autora de várias Histórias Multissensoriais e de adaptações de livros para o sistema de comunicação SPC, procura contribuir para o acesso à literatura e promoção do gosto pela leitura dos alunos com necessidades educativas especiais.
Dinamiza um Clube de Leitores que inclui alunos com deficiência, uma Fábrica de Histórias para construção de Histórias Multissensoriais e adaptação de livros para SPC, uma Biblioteca Itinerante "Biblioteca sem Barreiras" que leva os livros adaptados a jovens do concelho que não se encontram em contexto escolar.
Colabora há vários anos no Projeto Todos Juntos Podemos Ler. Dinamiza o Projeto Literacia sem Barreiras ao nível das Unidades de Apoio Especializado.
Colabora com a ESE de Lisboa no Projeto StoryLab que investiga e divulga as Histórias Multissensoriais em Portugal em colaboração com a BagBooks (Londres).

Manuela Pargana Silva

Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares

Licenciada em História, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi professora do ensino secundário e tem formação pós-graduada e especializada em Educação e Leitura, História Social Contemporânea e Ciências Documentais, variante de Documentação e Biblioteca.

Integra o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares desse 1998, tendo assumido a sua coordenação em 2013.