Sinopses
Conferência
"O verdadeiro labirinto é o
deserto - A biblioteca escolar como espaço de inclusão"
David Rodrigues
Partindo da frase de J. L. Borges "O verdadeiro labirinto é o deserto", apresentamos o espaço da biblioteca escolar como um lugar de referências de orientação para organizar e potenciar o conhecimento. A biblioteca escolar pode e deve instituir-se como um espaço que situe a comunidade escolar no seu tempo e no seu lugar, um espaço de abertura à comunidade e sobretudo de inclusão, isto é, um projeto em que cada um pode participar a partir das suas diferenças e não contra as suas diferenças. O verdadeiro labirinto é a falta de referências e a biblioteca escolar é, neste aspeto, numa bússola que aponta diferentes mas coerentes rumos.
Mesa redonda
"Promover o diálogo para apreciar a cultura do outro"
Margarida Morgado, Rosário Farmhouse, Paulo Mendes Pinto, Carlos Ferreira
Com este painel pretende-se debater conceitos fundamentais como identidade, diversidade, necessidades educativas especiais, interculturalidade e inclusão, cada vez mais presentes nas nossas vivências quotidianas e com grande importância na sociedade atual.
Esta abordagem plural e alargada permite-nos definir estratégias e encontrar respostas que ajudem à formação de cidadãos mais capazes de enfrentar os desafios do nosso século.